Barra de São Miguel realiza audiência pública para implementação do programa de coleta seletiva no município

Publicado em 31/08/2022 às 18:19

Além da coleta, o município fará a formalização de uma cooperativa para catadores com a parceria do Governo do Estado.

O coordenador municipal de meio ambiente, Batista Filho, organizou, na manhã desta quarta-feira (31), uma audiência pública para discutir a implementação do programa de coleta seletiva em Barra de São Miguel, no Cariri paraibano. O trabalho é uma ação conjunta da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Meio Ambiente.

O projeto da coleta é resultado de outras ações dentro do município, como a inauguração do aterro sanitário. A iniciativa ganhou a parceria do Governo do Estado, com o programa Paraíba mais Sustentável, como explica Batista em entrevista com o Blog do Alisson Nascimento.

“Essa audiência pública culmina com o que a gente já vem fazendo no município, a gente tá inaugurando um aterro sanitário e, consequentemente, temos que fazer a implantação da coleta seletiva e também casou numa parceria com o Governo do Estado, no programa Paraíba mais sustentável e então ganhamos o galpão de triagem para os catadores”, disse Batista.

A gestão municipal formalizará uma cooperativa para catadores, juntamente com mais quatro municípios paraibanos, além do apoio do Estado e de outras instituições. A audiência conta com a participação do promotor de Meio Ambiente, de representantes da SEDAN da Secretaria de Meio Ambiente de Barra de São Miguel, Secretária de meio ambiente do estado, SUDEMA, além da presença da Famup e de outros segmentos do meio.

O objetivo do encontro é esclarecer à população as funcionalidades do programa; “Para que a gente possa deixar a população sabida do que vai acontecer na coleta seletiva. Então isso tudo é um trabalho que vai culminar com a implantação da coleta seletiva em nosso município”, comentou o coordenador Batista Filho.

Barra de São Miguel será a primeira cidade a dar o pontapé inicial no projeto

“É nessa questão que Barra de São Miguel torna-se pioneira, porque de todos os municípios que vão receber, que são dezessete municípios vão receber os galpões, e tem em torno desse dezessete tem mais sessenta municípios que farão parceria. Mas desses só dois que estão entrando com aterro sanitário, que é Barra de São Miguel e Sumé”, finalizou Batista.

O aterro sanitário do município terá capacidade para vinte toneladas de lixo por dia.

Blog do Alisson Nascimento